Um breve relato sobre o skate nos anos 90-2000 na cidade de Campina Grande.

 A cidade de Campina Grande fica localizada na serra da Borborema, devido a sua altura tem um clima bastante agradĆ”vel, o skate tem RaĆ­zes fortes e a partir do ano de 1992 quando Elias Maradona realizou o primeiro evento nordestino na cidade e entrou no circuito dos eventos de street skate na regiĆ£o nordeste.

Alguns skatistas da modalidade street tiveram destaque no inĆ­cio dos ano 90, Gianni Macedo “Gia”, CĆ©lio “Baby”, Alex Muniz, Augusto Pessoa, FabrĆ­cio Pimenta “Dudu” e JĆŗnior AraĆŗjo “Jr doido”. Esses skatistas sempre estavam fazendo o intercĆ¢mbio e representando muito bem o nome da cidade onde passavam, depois vieram uma nova geraĆ§Ć£o, Jason Alexander, JoĆ£o “Rato”, Rafael “BolĆ£o”, Marcelo Barros... Sempre o skate na cidade teve um nĆ­vel forte e atĆ© hoje novos nomes aparecem, JosĆ© Luiz “CoronĆ©”, Rafael “Pepeta”, Jones Pereira, Sidney Niebert “Tota”, Bruno, Yure Daivison e o mais conhecido atualmente pelo forte nĆ­vel tĆ©cnico, Pedro Victor.
A primeira pista pĆŗblica da cidade foi o Half Pipe do Parque da CrianƧa no ano de 1992, sempre o skate foi levando na raƧa e o principal pico era a PirĆ¢mide do Parque do Povo, grande referĆŖncia para todas as geraƧƵes.
A praƧa Redonda se tornou no ano 2000 como novo pico e os skatistas ficavam divididos entre o PP e a Redonda, depois de alguns anos a PraƧa se tornou o principal local de prƔtica de skate da cidade.
Outro pico na cidade que tem destaque Ć© o canal das Malvinas, uma galera guerreira tambĆ©m de atitude se uniram para criar um espaƧo adequado onde os skatistas daquela regiĆ£o se reĆŗnem e evoluem a cada sessĆ£o.
Depois de conseguir conquistar um espaƧo no cenĆ”rio regional e com muita luta o skatista Jason Alexander se tornou o primeiro skatista profissional do Estado, afirmando o nome da cidade por onde passava, mesmo sem ter uma pista para treinar o skatista venceu os obstĆ”culos e acreditou que poderia seguir sua carreira, e  sĆ³ no ano de 2008 foi inaugurada a primeira pista de street do Estado na Vila OlĆ­mpica PlĆ­nio Lemos.

Hoje o skate campinense retorna para o Parque do Povo, com uma nova expectativa, com um novo olhar, mas, sempre com a mesma garra, desde de sua inauguraĆ§Ć£o a KĆ©fren Skateshop tem apoiado a prĆ”tica no PP sedendo obstĆ”culos para os skatistas mandarem suas manobras e assim a chama do skate campinense se manter mais forte do que nunca, munido de uma renovaĆ§Ć£o, com uma nova garotada quem vem por ai...

Fotos:
Rafael BolĆ£o, Crooked na PirĆ¢mide
Marcelo Barros, Fs Flip no Parque da CrianƧa
Rafael Pepeta, Bs Board no MeninĆ£o
JĆŗnior Doido, Ollie Parque da CrianƧa
Estrela, Bs Grind Parque da CrianƧa
CoronƩ, Nollie Hellflip na PraƧa Redoda.